Escute atentamente a conversa de seu Kid. Estimule-o a pensar por si só. Leve seu Kid à biblioteca e leia regularmente para ele. Assistam programas educativos juntos, e falem sobre eles. Seja um modelo a ser seguido, que lê, acha a aprendizagem emocionante, gosta de resolver problemas e tentar coisas novas. Peça a criança em idade pré escolar para que o ajude com os afazeres (por exemplo, limpar a mesa ou guardar a roupa limpa).
2. Mostre a seu Kid que está interessada em seu rendimento escolar.
Pergunte a criança como foi o dia na escola. Observe e faça comentários positivos sobre os trabalhos que o menor traz para casa. Louve os pontos fortes da criança em seu boletim de notas. Manifeste interesse pelos livros que ele está lendo. Ajude-o a freqüentar a escola regularmente; não deixe que ele falte às aulas por doenças de pequena importância. Estimulem os pais a freqüentarem as reuniões escolares entre pais e mestres e a conversarem com seus filhos sobre elas. Se estiverem desanimado, ao invés de transmitir isto a criança, programe uma reunião com o professor.
3. A familia deve apoiar as recomendações da escola.
Demonstrar respeito tanto pelo sistema escolar quanto pelo professor, pelo menos na presença da criança. As acusações verbais contra a escola podem engendrar ao menor sentimentos contrários à escola e dar a ele um pretexto para não se esforçar. Mesmo quando não estiver de acordo com uma política da escola, deverá estimulá-lo a obedecer as regras da escola, assim como precisará obedecer às regras mais amplas da sociedade.
4. Deixe claro que o trabalho escolar é entre seu Kid e o professor.
Quando seu Kid começar a freqüentar a escola, deverá compreender que os deveres de casa, os trabalhos escolares e as notas são questões estritamente entre ele e seus professores, que deverão estabelecer as metas para atingir um melhor aproveitamento escolar. A criança deve sentir-se responsável pelo êxito e pelos fracassos na escola. Os pais que se sentem responsáveis pelo aproveitamento escolar de seus filhos abrem a porta para que seu filho passe a responsabilidade disto para os pais.Ocasionalmente, os professores do primário poderão pedir-lhe que repasse com seus kids alguns itens importantes, ou que vejam se terminou o trabalho que deixou pendente na escola, mas não faça isso uma constante.
5. Não se torne responsável pelo dever de casa.
O costume de perguntar se tem dever de casa, de ajudá-lo todas as noites, de revisar os deveres terminados ou de ajudá-lo a estudar itens que ele tenha mais dificuldades indicam que você não confia nele. Se fizer o dever de casa da criança, ele terá menos confiança em si mesmo. Se Kid lhe pede ajuda no dever de casa, ajude-o apenas no problema específico, explicando a pergunta e sem dar a resposta. O principal objetivo do dever de casa é ensinar a criança como trabalhar por conta própria.
6. Não imponha um tempo para estudar.
Marcar um tempo fixo para que a criança faça os deveres é desnecessário e é percebido como pressão. O mais importante é proporcionar um lugar tranqüilo com uma escrivaninha, uma mesa confortável, e com boa iluminação. Se for o caso, a única regra deverá ser "não assista televisão até terminar os deveres de casa". Aceite a palavra da criança de que a tarefa está pronta sem revisá-la. Para os compromissos a longo prazo, ajude-o a organizar seu trabalho algumas vezes, se tiver impressão que ele está confuso. Ajude-o a calcular quanto tempo ele acha que vai demorar para terminar o trabalho e redigir uma lista dos dias em que trabalhará no projeto.
7. Dê aulas particulares para as circunstâncias especiais.
Ocasionalmente, uma professora solicitará a ajuda dos pais quando tiver muita dificuldade de repor os conteúdos, após uma longa ausência ou devido à uma transferência para uma escola nova. Se a professora apresentar esta necessidade, peça que envie comunicados para sua casa indicando o tema que seu kid precisa de ajuda. Ao usar este enfoque, você não estará assumindo a responsabilidade principal pelos trabalhos escolares da criança porque a solicitação e os temas de ajuda partiram da professora. Administre esta instrução em casa de forma positiva e serviçal. Tão logo a criança tenha atingido as metas da professora, em termos de melhora, retire-se do papel de tutor. Desta forma estará proporcionando ajuda temporária para seu kid superar um obstáculo, para o qual o pessoal da escola não tem tempo nem recursos para atendê-lo plenamente.
8. Solicite ajuda especial para crianças com problemas de aprendizado.
Algumas crianças têm problemas de aprendizado, que interferem com a aquisição de algumas habilidades básicas (por exemplo, a leitura). Neste texto, estamos considerando que seu filho não tem limitações de aprendizado. Se uma criança com uma incapacidade para ler, se atrasa muito na classe, a criança pode perder a confiança em sua capacidade de realizar os trabalhos da escola. Se você tiver preocupações a respeito da capacidade de aprendizado de seu kid, diga aos pais que solicitem uma reunião com a professora dele e questionem a respeito de uma avaliação da equipe de educação especial. Com ajuda adicional, as crianças com limitações de aprendizado podem conservar sua auto-estima e sua sensação de capacidade.
FUTURAS AU PAIRS E AU PAIRS TAMO JUNTO!!!
ótima iniciativa!!!
ADOREI o texto!