A importância da leitura e contação de histórias para as crianças :)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hi girls, como vocês estao ?

Eu estou ótima graças Deus e como ando sem muita novidade resolvi escrever sobre um tema que é muito importante para o desenvolvimento da criança. Espero que vocês gostem :D


A importância da leitura e contação de histórias para as crianças
É de suma relevância que a criança, seja criada e educada num ambiente familiar que a proporcione tranqüilidade, afetividade, amor, segurança, felicidade, brincadeiras e valores na qual essa interação mutua trará bem estar e condições apropriadas para o seu desenvolvimento cognitivo, humano e emocional. Alem da interação da criança com os seus entes queridos e pessoas que fazem parte do seu cotidiano despertando o lúdico a imaginação através de “contação de histórias infantis que iram alimentar a imaginação da criança liberar seu pensamento, ao mesmo tempo em que respondem as necessidades afetivas e intelectuais, favorecendo, assim, um aprendizado significativo nesta criança

Através das histórias, a criança cria seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada. Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo preparamos o pequeno ouvinte para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas.

Contudo, é preciso ter muito cuidado ao eleger as versões que são contadas para as crianças, grande parte das publicações que encontramos nas livrarias (afinal, criança é um grande filão editorial) foram de tal forma destituídas de sua essência que perderam elementos importantes para atingirmos nossos objetivos.

De acordo com a Dr Nanci Nóbrega, uma especialista em leitura, as melhores fontes para buscarmos história para as crianças é nos livros clássicos, aqueles maravilhosos, que mudaram a vida de gerações e gerações; livros com contos de fadas, com contos populares de diversos países, com mitos de várias civilizações. Mas também é bom não esquecer das histórias contadas oralmente, aquelas que fizeram e fazem uma multidão de crianças adormecerem e sonharem e “despertarem”, assim com aspas. E aquelas histórias familiares, de nossos entes queridos, histórias que vão construindo sagas fantásticas e que estão tão pertinho de nós: aquela tia que nunca se casou porque preferiu ir viajar pelo mundo para conhecer outros lugares e povos; aquele primo adorado que se foi; aquela avó cheia de maluquices e sabedorias etc. Você se lembra daquele verso do Drumond que diz: “ e eu não sabia que a minha história era mais bonita que a de Robinson Crusoé”? Pois é, eu acredito demais nessas fontes.

É interessante salientar que a contação de histórias estimula a leitura de outros livros. Além de ajudar na produção de bons textos, a leitura auxilia e muito a desenvolver a linguagem, fazendo com que a criança disponha de um vocabulário mais amplo e, com isso, tenha condições de desenvolver a fala.

PS: Contar histórias é

uma arte ...uma brincadeira...um teatro e um aprendizado.

Meninas deixo como dica o site:

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_ingles1.htm

no mesmo vocês podem baixar livros gratis para seus kids :D

bjs, até o proximo post....