How to Get Kids to do Their Homework

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Como ajudar as crianças com seus trabalhos de casa 
 
 
Assumir a responsabilidade pelos deveres de casa ajuda as crianças a crescerem e se tornarem adultos responsáveis que cumprem suas promessas, respeitam seus limites e triunfam em suas tarefas. As crianças responsáveis terminam as tarefas escolares, os deveres de casa e os projetos a longo prazo a tempo. Lembram-se de seus compromissos e entregam seus trabalhos. Ocasionalmente pedem ajuda (por exemplo, com uma lista de palavras de ortografia), mas geralmente gostam de se dedicar por si mesmos aos seus trabalhos.


 Como estimular a responsabilidade pelos deveres de casa




1. Anime a aprendizagem e a responsabilidade na idade pré escolar.

Escute atentamente a conversa de seu Kid. Estimule-o a pensar por si só. Leve seu Kid à biblioteca e leia regularmente para ele. Assistam programas educativos juntos, e falem sobre eles. Seja um modelo a ser seguido, que lê, acha a aprendizagem emocionante, gosta de resolver problemas e tentar coisas novas. Peça a criança em idade pré escolar para que o ajude com os afazeres (por exemplo, limpar a mesa ou guardar a roupa limpa).

2. Mostre a seu Kid que está interessada em seu rendimento escolar.

Pergunte a criança como foi o dia na escola. Observe e faça comentários positivos sobre os trabalhos que o menor traz para casa. Louve os pontos fortes da criança em seu boletim de notas. Manifeste interesse pelos livros que ele está lendo. Ajude-o a freqüentar a escola regularmente; não deixe que ele falte às aulas por doenças de pequena importância. Estimulem os pais a freqüentarem as reuniões escolares entre pais e mestres e a conversarem com seus filhos sobre elas. Se estiverem desanimado, ao invés de transmitir isto a criança, programe uma reunião com o professor.

3. A familia deve apoiar as recomendações da escola.

Demonstrar respeito tanto pelo sistema escolar quanto pelo professor, pelo menos na presença da criança. As acusações verbais contra a escola podem engendrar ao menor sentimentos contrários à escola e dar a ele um pretexto para não se esforçar. Mesmo quando não estiver de acordo com uma política da escola, deverá estimulá-lo a obedecer as regras da escola, assim como precisará obedecer às regras mais amplas da sociedade.

4. Deixe claro que o trabalho escolar é entre seu Kid e o professor.

Quando seu Kid começar a freqüentar a escola, deverá compreender que os deveres de casa, os trabalhos escolares e as notas são questões estritamente entre ele e seus professores, que deverão estabelecer as metas para atingir um melhor aproveitamento escolar. A criança deve sentir-se responsável pelo êxito e pelos fracassos na escola. Os pais que se sentem responsáveis pelo aproveitamento escolar de seus filhos abrem a porta para que seu filho passe a responsabilidade disto para os pais.Ocasionalmente, os professores do primário poderão pedir-lhe que repasse com seus kids alguns itens importantes, ou que vejam se terminou o trabalho que deixou pendente na escola, mas não faça isso uma constante.


5. Não se torne responsável pelo dever de casa.

O costume de perguntar se tem dever de casa, de ajudá-lo todas as noites, de revisar os deveres terminados ou de ajudá-lo a estudar itens que ele tenha mais dificuldades indicam que você não confia nele. Se fizer o dever de casa da criança, ele terá menos confiança em si mesmo. Se Kid lhe pede ajuda no dever de casa, ajude-o apenas no problema específico, explicando a pergunta e sem dar a resposta. O principal objetivo do dever de casa é ensinar a criança como trabalhar por conta própria.


6. Não imponha um tempo para estudar.

Marcar um tempo fixo para que a criança faça os deveres é desnecessário e é percebido como pressão. O mais importante é proporcionar um lugar tranqüilo com uma escrivaninha, uma mesa confortável, e com boa iluminação. Se for o caso, a única regra deverá ser "não assista televisão até terminar os deveres de casa". Aceite a palavra da criança de que a tarefa está pronta sem revisá-la. Para os compromissos a longo prazo, ajude-o a organizar seu trabalho algumas vezes, se tiver impressão que ele está confuso. Ajude-o a calcular quanto tempo ele acha que vai demorar para terminar o trabalho e redigir uma lista dos dias em que trabalhará no projeto.


7. Dê aulas particulares para as circunstâncias especiais.

Ocasionalmente, uma professora solicitará a ajuda dos pais quando tiver muita dificuldade de repor os conteúdos, após uma longa ausência ou devido à uma transferência para uma escola nova. Se a professora apresentar esta necessidade, peça que envie comunicados para sua casa indicando o tema que seu kid precisa de ajuda. Ao usar este enfoque, você não estará assumindo a responsabilidade principal pelos trabalhos escolares da criança porque a solicitação e os temas de ajuda partiram da professora. Administre esta instrução em casa de forma positiva e serviçal. Tão logo a criança tenha atingido as metas da professora, em termos de melhora, retire-se do papel de tutor. Desta forma estará proporcionando ajuda temporária para seu kid superar um obstáculo, para o qual o pessoal da escola não tem tempo nem recursos para atendê-lo plenamente.


8. Solicite ajuda especial para crianças com problemas de aprendizado.

Algumas crianças têm problemas de aprendizado, que interferem com a aquisição de algumas habilidades básicas (por exemplo, a leitura). Neste texto, estamos considerando que seu filho não tem limitações de aprendizado. Se uma criança com uma incapacidade para ler, se atrasa muito na classe, a criança pode perder a confiança em sua capacidade de realizar os trabalhos da escola. Se você tiver preocupações a respeito da capacidade de aprendizado de seu kid, diga aos pais que solicitem uma reunião com a professora dele e questionem a respeito de uma avaliação da equipe de educação especial. Com ajuda adicional, as crianças com limitações de aprendizado podem conservar sua auto-estima e sua sensação de capacidade.
 
 
Meninas, espero que vocês gostem do texto e muito obrigada pelos comentários!!! 

FUTURAS AU PAIRS E AU PAIRS TAMO JUNTO!!!
 
 

8 comentários:

  1. Juliana disse...:

    ótima iniciativa!!!
    ADOREI o texto!

  1. Laís disse...:

    AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII Tataaaaa!!

    Achei super util!

    Bjos

  1. Unknown disse...:

    Oie Tata
    Axei seu blog no Grupo Au pair!
    Adorei o texto =D
    Bjão

  1. Vanessa disse...:

    Oi Tayssa!
    Tudo bem?
    espero mesmo que tudo de certo com essa familia que vc está conversando!!
    Sobre como andam as coisas na minha familia, estao indo bem.
    Vc comentou no meu blog pessoal, eu tenho outro, que escrevo as coisas de aupair. Talvez seja melhor vc olhar lá!! hehehe
    é www.aupairvanessamf.blogspot.com
    bjos.

  1. Daniele Santos disse...:

    Oieee Tataaa...
    estouu te seguindooo
    Ahh e gosteii muitooo dessasss dicass...

    BeojSSSSSSSSSSS

  1. * Nay * disse...:

    OoOooIiiIi
    NOssa, que post interessante!!!!
    :)
    :)
    vai valer mto para quando estivermos com as kids.
    bj bj bj

  1. Val disse...:

    Amigaaa....adorei as dicas!!
    Vamos ver como vai ser com minha kid mais velhaa... huahuahua

    Bjosss

  1. Hi dear ta!
    Adoreei o post, vai valer muito quando chegar lá, mee seguee?
    Adorei seu blog vou acompoanhar tua sagaa!!
    Beeijoss. Tali

Postar um comentário

Comentários me deixam feliz :D